6 de outubro de 2009

Questões


Este ano tenho Psicopatologia e nesta cadeira analisa-se o senso da realidade dos indivíduos, ou seja, a pessoa tem que saber responder correctamente às sequintes questões:
  • Quem é?

  • Para onde vai?

  • Qual é o seu papel no mundo?
Mas... Se nem eu sei responder a estas perguntas, como é que eu posso exigir isso aos meus doentes?
Eu não sei quem sou. Não faço a mais pálida ideia de quem sou quando me olho no espelho e cada vez mais vejo uma estranha com o meu corpo. Já nem sei como é que sou: personalidade, carácter, manias... Não sei de que sou feita.
Para onde vou? Essa é boa! Sinto-me constantemente a andar em círculos, ou então a vaguear pelo desconhecido. Já não vejo o meu prórpio caminho, apenas percorro o que me dão.
Se não sei responder a nenhuma destas duas perguntas, como poderei responder à terceira? Como é que poderei saber o meu papel neste mundo que eu já desconheço?

Talvez porque nem sequer deveria fazer parte dele. Talvez devesse fazer parte de uma realidade totalmente diferente, numa outra época, numa outra Era... talvez.
Sendo assim, não tenho senso de realidade (pelo menos desta). E assim, as três perguntas transformam-se em apenas numa: o que raio estou aqui a fazer?!

1 comentário:

Tio Heartless disse...

Independentemente se tu consegues responder a essas perguntas ou não, não creio que os teus pacientes saibam responde-las...

Mas se calhar essas são perguntas para que tu aprendas a responder em vez de as saberes logo de inicio.

That's just me

nevertheless. Tu existe e és alguem.

***